sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EXPECTADOR A SOCIEDADE BRASILEIRA


O Brasil alcançou significado passo na política externa mundial nestes últimos anos em função de uma política econômica estável sobre os principais aspectos e evoluiu consequentemente no campo da economia exterior. Quando o modelo de capital adotado pelas grandes nações do mundo retrocedeu, abrindo crises no mercado econômico que sua principal regra gira em torno dos USA a nação mais poderosa do mundo. Nesta política o país vai aparentemente suportando e se apresenta quase imune nesse emaranhado de conjunturas que o mundo capital nos apresenta: tanto é que se posiciona entre as seis primeiras nações econômicas do mundo.       Entretanto a política interior da nação remota costumes do colonialismo em relação o emprego distributivos forma que não alcança pelo conceito de uma política contraditória pela nossa cultura política emperra empreendimentos em função dos costumes corruptos dos políticos. O Brasil navega com as dívidas negativistas para a sociedade política racional entre vários aspectos: Dentro do próprio governo existem “correções” ao adotar uma política que o lulopetismo, antes oposição, tanto condenou: a política das privatizações, hoje intensamente adotada pelo governo atual. O Exemplo é a privatização dos grandes aeroportos nacionais agora mais eloquente, transparente   e expresso a realidade, onde os leilões da tucanada quando no poder centralizou interesses corporativistas com o emprego da “cognominada moeda podre” estabelecendo um verdadeiro desastre na desvalorização de empresas públicas tidas como essenciais e dava relevante pregresso  no campo estatal do país. Em contrapartida o governo através de políticos que ostentam o poder no país se envolve no numeral corrupto de seus agentes estabelecendo exemplos incomuns que a sociedade reclama: o comparativo na ação evidenciada pela falta de ética e a moral comprometida por esta rede com força suficiente para se manter na impunidade em funções dos atos praticados pela maioria indicada pelos partidos que objetivam manter-se no poder para distribuir benesses as agremiações representativas de uma força elementar de sustentação de uma base no parlamento, estabelecendo acordos em profusão que se desaguam em desvios de recursos públicos. Por imposição da sociedade brasileira a presidente da república vem demitindo ministros comprovadamente corruptos envergonhando a nação, por excelência os comprometendo os segmentos do povo que alimentam a ética como fator relevante. Mas até no presente não houve transformação que fosse notada pela população segue-se o mesmo roteiro das ações semelhantes ao governo do “camarada” Lula que adotou esse modelo de se fazer política, introduzindo um péssimo conceito onde a premissa é a sustentação sólida no governo. Dentro desse conceito é a infecção causada entre os três poderes da república. No Legislativo: - o verbo conjugar é o interesse de corporação, deixando de lado as aspirações de nossa sociedade, tanto que, está praticamente parada a reforma política no Congresso Nacional que seria o maior anseio dos brasileiros. No Judiciário, este sim, sempre à sociedade brasileira é pego de surpresa com decisões não escarpadas e equivocadas pelos ministros da Suprema Corte (STF) que individualmente se posicionam sempre em contradição com a opinião pública, isto é - no principio interpretativo da lei. Outra magnifica surpresa de fator positivo é a “Lei da Ficha Limpa-.” os ministros do STF sinalizam pela sua eficácia – A maior importância dos políticos de “plantão” – é a eleição municipal de 2012. Deixando estrategicamente para depois; (ninguém sabe prever). A maior eloquência dos políticos é torcer pela impotência desta Lei–. Se acontecer certamente encontrarão respaldo dos brasileiros que  segmentos dos poderes “ponderavam” a “proposta” de iniciativa popular, ninguém não tem mais dúvida disso: o pior com o desleixo do eleitor irracional, que ocasionalmente atendem um abaixo-assinado sem saber pra quem, com o intuito de bajular seus “compadres” uma menção a esse segmento majoritário, por ser massa de manobra para esse desleixe. O “cidadão” que se envolve nesta prática é uma criatura existencial humana desprovida de qualidade. Como é o anseio do segmento político corrupto e descarado e corporativista: - A Lei da Ficha Limpa- a política estrategicamente promoveu o seu “esquecimento.” – Enfim; o desgaste do Congresso por inevitável. Recai diretamente para os municípios onde grande segmento do povo sem consciência, ainda aplaude, endeusa e até perdoa corruptos, criminosos do bem público por excelência. Resta a nossa sociedade esperar pela má vontade de parlamentares e governantes relacionado a Lei da Ficha Limpa e respeitar um preceito constitucional de iniciativa popular que para os milhões que se mobilizaram no encaminhamento desse projeto moralizador que seria ou será regulamentado em lei, com efeitos inconsistentes! Com a dosagem excessiva de otimismo da sociedade, esperamos mais do que isto o estabelecimento de um marco histórico para regeneração da vida pública no Brasil. Por outro lado o Congresso como o poder de maior representação popular ao se curvar diante do fisiologismo - teve no Executivo - um abnegado sócio. O maior exemplo que tivemos: foi a interação da fisiologia e o clientelismo - crimes praticados a dois. Em consequência daria um bom exemplo aos estados e municípios que em sua maioria vivem de negociações comprometendo por individualidade os parcimoniosos recursos obtidos pelos municípios proporcione entendimento para as questões próprias de costumes de uma gente que olha o presente como forma de equacionar “soluções” intempestivas.   
Antônio Scarcela Jorge

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