O Brasil alcançou significado passo
na política externa mundial nestes últimos anos em função de uma política
econômica estável sobre os principais aspectos e evoluiu consequentemente no
campo da economia exterior. Quando o modelo de capital adotado pelas grandes
nações do mundo retrocedeu, abrindo crises no mercado econômico que sua
principal regra gira em torno dos USA a nação mais poderosa do mundo. Nesta
política o país vai aparentemente suportando e se apresenta quase imune nesse
emaranhado de conjunturas que o mundo capital nos apresenta: tanto é que se
posiciona entre as seis primeiras nações econômicas do mundo. Entretanto
a política interior da nação remota costumes do colonialismo em relação o
emprego distributivos forma que não alcança pelo conceito de uma política
contraditória pela nossa cultura política emperra empreendimentos em função dos
costumes corruptos dos políticos. O Brasil navega com as dívidas negativistas
para a sociedade política racional entre vários aspectos: Dentro do próprio
governo existem “correções” ao adotar uma política que o lulopetismo, antes
oposição, tanto condenou: a política das privatizações, hoje intensamente
adotada pelo governo atual. O Exemplo é a privatização dos grandes aeroportos
nacionais agora mais eloquente, transparente e
expresso a realidade, onde os leilões da tucanada quando no poder centralizou
interesses corporativistas com o emprego da “cognominada moeda podre”
estabelecendo um verdadeiro desastre na desvalorização de empresas públicas
tidas como essenciais e dava relevante pregresso no campo estatal do país. Em contrapartida o
governo através de políticos que ostentam o poder no país se envolve no numeral
corrupto de seus agentes estabelecendo exemplos incomuns que a sociedade
reclama: o comparativo na ação evidenciada pela falta de ética e a moral
comprometida por esta rede com força suficiente para se manter na impunidade em
funções dos atos praticados pela maioria indicada pelos partidos que objetivam
manter-se no poder para distribuir benesses as agremiações representativas de
uma força elementar de sustentação de uma base no parlamento, estabelecendo
acordos em profusão que se desaguam em desvios de recursos públicos. Por
imposição da sociedade brasileira a presidente da república vem demitindo
ministros comprovadamente corruptos envergonhando a nação, por excelência os comprometendo
os segmentos do povo que alimentam a ética como fator relevante. Mas até no
presente não houve transformação que fosse notada pela população segue-se o
mesmo roteiro das ações semelhantes ao governo do “camarada” Lula que adotou
esse modelo de se fazer política, introduzindo um péssimo conceito onde a
premissa é a sustentação sólida no governo. Dentro desse conceito é a infecção
causada entre os três poderes da república. No Legislativo: - o verbo conjugar
é o interesse de corporação, deixando de lado as aspirações de nossa sociedade,
tanto que, está praticamente parada a reforma política no Congresso Nacional
que seria o maior anseio dos brasileiros. No Judiciário, este sim, sempre à sociedade brasileira é pego de
surpresa com decisões não escarpadas e equivocadas pelos ministros da Suprema
Corte (STF) que individualmente se posicionam sempre em contradição com a
opinião pública, isto é - no principio interpretativo da lei. Outra magnifica
surpresa de fator positivo é a “Lei da Ficha Limpa-.” os ministros do STF
sinalizam pela sua eficácia – A maior importância dos políticos de “plantão” –
é a eleição municipal de 2012. Deixando estrategicamente para depois; (ninguém
sabe prever). A maior eloquência dos políticos é torcer pela impotência desta
Lei–. Se acontecer certamente encontrarão respaldo dos brasileiros que segmentos dos poderes “ponderavam” a
“proposta” de iniciativa popular, ninguém não tem mais dúvida disso: o pior com
o desleixo do eleitor irracional, que ocasionalmente atendem um abaixo-assinado
sem saber pra quem, com o intuito de bajular seus “compadres” uma menção a esse
segmento majoritário, por ser massa de manobra para esse desleixe. O “cidadão”
que se envolve nesta prática é uma criatura existencial humana desprovida de
qualidade. Como é o anseio do segmento político corrupto e descarado e
corporativista: - A Lei da Ficha Limpa- a política estrategicamente promoveu o
seu “esquecimento.” – Enfim; o desgaste do Congresso por inevitável. Recai
diretamente para os municípios onde grande segmento do povo sem consciência, ainda
aplaude, endeusa e até perdoa corruptos, criminosos do bem público por
excelência. Resta a nossa sociedade esperar pela má vontade de parlamentares e
governantes relacionado a Lei da Ficha Limpa e respeitar um preceito
constitucional de iniciativa popular que para os milhões que se mobilizaram no
encaminhamento desse projeto moralizador que seria ou será regulamentado em lei,
com efeitos inconsistentes! Com a dosagem excessiva de otimismo da sociedade, esperamos
mais do que isto o estabelecimento de um marco histórico para regeneração da
vida pública no Brasil. Por outro lado o Congresso como o poder de maior
representação popular ao se curvar diante do fisiologismo - teve no Executivo -
um abnegado sócio. O maior exemplo que tivemos: foi a interação da fisiologia e
o clientelismo - crimes praticados a dois. Em consequência daria um bom exemplo
aos estados e municípios que em sua maioria vivem de negociações comprometendo
por individualidade os parcimoniosos recursos obtidos pelos municípios proporcione
entendimento para as questões próprias de costumes de uma gente que olha o presente
como forma de equacionar “soluções” intempestivas.
Antônio
Scarcela Jorge
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