Segmentos que querem dar a forma
interpretativa da profundeza de funcionalidade da Lei da Ficha Limpa
estabelecendo verdadeiro criatório laboratorial da corrupção e já acenam para
sua ineficácia. O que preocupa a sociedade é que outra vez que Côrtes
pertinentes são chamadas para dirimir escólios. Tribunais divididos: se faz
bastante receoso para que haja segurança da norma em toda sua magnitude. Está a
guarda dessas instituições de poder do Estado; uma legislação, que antes se
formatou uma proposta de iniciativa popular, consolidado pelo Projeto de Lei Complementar,
ensejada pela adesão de milhões dos eleitores espalhados pelo Brasil afora. A
lei por objetivo constituir a força moral da política para alijar políticos
corruptos que conquistam cargos eletivos ainda se apresenta com o cinismo
imperante por falta de uma legislação ajustada na ética. Decorridos os anos,
após marchas e contramarchas, finalmente, a “Lei da Ficha Limpa” foi confirmada
eventualmente na sua plenitude e veio afinal a vitória de um impressionante
movimento de mobilização popular sem romper regras constitucionais. Conquanto,
os guardiões da desmoralização, fluentemente da corrupção, se posicionam por um
mecanismo que contempla os seus efeitos interpretativos natural das normas fundamentais.
A Ficha Limpa não foi um caminho fácil como parecia a lei em 2010. Terminou
consolidada depois do projeto se originar por iniciativa da Igreja Católica Romana
– CNBB -, em conjunto de organizações da sociedade que impetrou o apoio formalizado
de mais de dois milhões de eleitores. Há ainda contestação para efeito de inelegibilidade,
condenação em segunda instância ou colegiado, e não mais o transitado e julgado
de sentença, que permitia “imponentes” de prontuário policial e eleitoral se
abrigar nas imunidades legislativas, feitas para dar ao político, liberdade de
agir no campo da opinião, mas usadas para se escapar da polícia e, dos tribunais.
Outro ponto controvertido foi o da retroatividade de efeitos da Ficha Limpa.
Mas também seria inócuo estabelecer que ela valesse apenas para punições
estabelecidas a partir da sua promulgação. Entrou-se, assim, na contagem
regressiva para se discutir a própria constitucionalidade da Ficha Limpa,
garantida pelo STF. Após a deliberação da Lei da Ficha Limpa ratificou que o
trânsito e julgado e a retroatividade ou não da lei são conceitos que não se
aplicam no campo eleitoral. Nele, vale outro dispositivo constitucional que
requer probidade ao homem público. Os partidos terão que ser criteriosos na
escolha de candidatos. A Ficha Limpa não é elixir mágico de curas das mazelas
da vida pública. É grande progresso na luta pela moralização da política, mas
que incautos tentam conseguir que a bula está vencida antes de entrar no
mercado da ética. Mas não se pode deixar de continuar a pedir uma Justiça mais
rápida não somente nestes casos de corporações. Precisamos fazer com que
desperte os MMs. Juízes que eles vão
fazer a história e posteriormente julgados por um “poder maior” - a sociedade-; por conduta e pelo aspecto
moral. Sem contrariá-la, é presumível ter o apoio nas ruas.
Antônio
Scarcela Jorge
RECLAMES "HA MAS ESTE AQUELE É CARA DE PAU JA É CANDIDATO, AQUILO É UM LADRÃO". ORA SER CADIDATO NÃO É SINÔNIMO DE SER O TITULAR DO PODER, POIS O TITULAR DO PODER É O POVO QUE OUTORGA AOS SEUS REPRESENTANTES ATRAVÉS DO VOTO DIRETO. AGORA MESMO DIANTE DE TANTA PUBLICIDADE O POVO VENDE O VOTO AOS CORRUPTOS! ISTO IMPLICA QUE O PRIMEIRO IRRESPONSÁVEL É O ELEITOR,POSTERIORMENTE SEGUIDO DE SEUS REPRESENTANTES. PORTATO FALAR DOS LADRÕES É FÁCIL. MAS VOTAR CONCIENTE ANALISANDO OS PILARES DOS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA, DA MORALDADE E ETICIDADE SEGINIFICA VOTO DE ELEITOR LIVRE.
ResponderExcluirELISEU - SÃO PAULO/SP, 0 DE JULHO DE 2012.
"Na reta final, quem tem bala na agulha e quem investir melhor, sem dúvida será eleito" Max Weber. Nova Russas, precisa mais que bala na agulha na reta final do processo eleitoral, como podemos glorificar a nossa democracia se somente os oligarcas, os cartas marcadas conseguem se eleger através do dinheiro! o eleitor tem que abandonar de vez essa pecha, pois NOVA RUSSAS esta regredindo, ora imagine que o salário do vereador equivale:
ResponderExcluirR$ 3.000,00 mês
R$ 36.000,00 ano
R$ 144.000,00 4 anos
Gasta-se média R$ 150.000,00 na campanha em troca doque?
Você acha que estes homens eleitos por um preço caro, irá trabalhar para o bem do município? Não creio nisto. NOVA RUSSAS, regrediu, não mais existe o Banco da CX Econômica Federal, não se aplica um gêsso em um dedo de um ser humano no hospital público, os distritos sofre com falta de água tudo porque não houve investimento, os políticos não consegue trazer uma empresa para gerar emprego. Os eleitores precisam repensar com carinho antes de votar em quem possui bala na agulha, o que falta é caráter para não dizer vergonha e escolher os candidatos que tenha um programa político de desenvolvimento descente para NOVA RUSSAS.